Busca Avançada
Filtre por:
Filtrar
Descrição Geral

Apresentação da Palestra:

  

A Palestra traz um novo olhar para a infância através do Palhaço-educador como uma nova descoberta para a humanidade. A arte do palhaço guarda uma profundidade ainda desconhecida com aspectos fundamentais para a sociabilidade humana, princípios éticos basilares para aumentar a qualidade da convivência social e técnicas para a ampliação das possibilidades cognitivas como uma importante contribuição para a construção de uma pedagogia da primeira infância.

Durante a palestra acontecerão intervenções de palhaçaria pedagógica!

                    

Para quem:

Pedagogos; Professores; Pesquisadores da Infância; Educadores Sociais; Gestores Pedagógicos; Arte Educadores; Cuidadoras; Estudantes de Pedagogia, Serviço Social e Psicologia, bem como para artistas e cidadãos buscadores de um mundo mais feliz.

         

Sobre a Cia Pé na Terra:

A Cia Pé na Terra é um grupo de palhaçaria de rua que iniciou no ano de 2008 uma residência artística no Parque de Pituaçu, Salvador-BA, no intuito de enraizar a arte do palhaço no local, criando pela prática constante um conceito e metodologias próprias de fazeres e saberes na observação da infância, fazendo apresentações semanais, gerando cultura e arte numa perspectiva de conscientização orgânica de valorização de espaços públicos e privados através da percepção da criança. Os palhaços da Cia Pé na Terra se tornaram marca patrimonial do território e o Parque de Pituaçu, ficou marcado como uma referência na cidade de Salvador onde as pessoas poderiam ir e encontrar o circo, além das belezas naturais do local.
Notando a necessidade de ir além da realização de espetáculos, a Cia Pé na Terra idealizou um projeto de ações formativas no intuito de deixar multiplicadores dessa ação agindo cotidianamente e em rede para manter uma programação permanente em espaços públicos/privados, escolas, creches, escolas abertas, espaços culturais e etc. Assim no ano de 2015 teve aprovado o Projeto Pé de Circo no Parque, pelo Edital Arte em Toda a Parte da Fundação Gregório de Matos. Sua concretização foi integrada à tese de doutorado de Igor Sant’Anna que através de uma pesquisa-ação investigou a potência da arte do palhaço nas práticas de educação social sintetizadas num curso de formação de Palhaços-educadores com sensibilidade para visão da potencialidade da arte na educação contemporânea reverberando na criação de outros grupos circenses pelo Brasil como a Companhia Arte CircoLar que reside na cidade de Boa Vista-RR.

Ver menos
Programação
14/01/2019
19:00 - PALESTRA SPOT: PALHAÇO EDUCADOR - ARTE E PEDAGOGIA SOCIAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Ver menos
Participação
Igor Sant’Anna

Igor Sant’Anna, o palhaço Caxambó desde o ano de 2005, é um dos fundadores de seu grupo de palhaçaria e circo de rua, a Cia Pé na Terra, Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, defendeu sua tese em maio de 2016 com o título “O Palhaço-educador: Arte e educação para a sustentabilidade”.

Localização
Teatro Municipal de Boa Vista
São Vicente - Boa Vista
Realização
Apoio
PALESTRA SPOT: PALHAÇO EDUCADOR - ARTE E PEDAGOGIA SOCIAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Disponível
Classificação Livre
14 de janeiro de 2019
19h00m
São Vicente - Boa Vista
Garanta sua Vaga