MOSTRA DE CINEMA - AMAZÔNIA DAS ARTES 2019
LIMITE PÚBLICO: 80 PESSOAS
TÍTULO: MARAJÓ DAS LETRAS - Os Abridores de Letras da Amazônia Marajoara
AUTORA: FERNANDA MARTINS (PA)
CATEGORIA: DOCUMENTÁRIO
DURAÇÃO: 30 MIN
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
sinopse: A segunda etapa do projeto Letras que Flutuam apresenta o documentário ‘Marajó das Letras’, que é fruto do mapeamento dos mestres pintores de barcos da ilha do Marajó, chamados abridores de letras. Este saber difuso pode ser encontrado ao longo dos rios da Amazônia, apresentando carcterísticas locais. Como a pintura de letras de barcos representa a paisagem marajoara? Como essa paisagem é representada pelos abridores de letras? A diversas manifestações culturais que influenciam essa expressão artística: desde os tipos de embarcações às variadas técnicas de pintura de letras de barcos; das aparelhagens de tecnobrega ao do tradicional carimbó. Estas são algumas das características mostradas nesse curta que traz não só uma visão documental das letras decorativas amazônicas, mas também a poética por trás dos traços desses artistas, que flutuam nas águas do gigantesco arquipélago do Marajó.
TÍTULO: MANUEL BERNARDINO: O LENIN DA MATTA
AUTORA: ROSE PANET (MA)
CATEGORIA: DOCUMENTÁRIO
DURAÇÃO: 52 MIN
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 10 ANOS
sinopse: O documentário "Manuel Bernardino: o Lenin da Matta" refaz a trajetória do líder camponês, socialista, espírita e vegetariano Manuel Bernardino, que chegou ao Maranhão fugindo da seca no Ceará. A diretora dividiu o filme em três partes, a partir dos fluidos corporais suor, sangue e lágrimas, em diálogo com episódios de sua vida. Manuel Bernardino arregimentou cerca de 200 homens quando da passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão, no início do século XX, provavelmente o maior contingente da história do movimento tenentista. O roteiro do filme, narrado pelo cantor Zeca Baleiro, foi elaborado a partir de depoimento do protagonista em delegacia de São Luís, na década de 1920, e a obra conta ainda com depoimentos de moradores de Dom Pedro, cidade surgida a partir da chegada de Manuel Bernardino à região, parentes e pesquisadores, entre os quais Anita Leocádia Prestes.
INSCRIÇÕES: Deverão ser feitas através do Ticketphone (ticketphone.com.br ou através do aplicativo), e entrega de 1kg de alimento não perecível no dia do espetáculo.