O Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família. Atualmente, o IBDFAM registra a inscrição do associado de número 12.500 e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas, psicólogos e estudantes, operadores do Direito do Brasil e do exterior.
O Instituto tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas demandas sociais que recorrem à Justiça e desde a sua fundação vem trabalhando para transformar o pensamento e construir um Direito das Famílias mais humano e humanizador, condizente com a realidade da vida.
Em Roraima o IBDFAM realiza o I Simpósio para tratar da situação dos refugiados venezuelanos no Estado e conta com a participação de autoridades nacionais e locais em um debate acerca do assunto.
Estarão presente:
Irineia Maria Braz Pereira Senise é advogada e professora. Doutora, Mestre e Graduada em Direito pela USP. Especialista em Direito Internacional Público pela Universidade de Paris. Pesquisadora no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Londres. Formação em Direito Internacional Público pela Academia de Direito Internacional de Haia (Holanda) e Direito Europeu pela Universidade de Camerino (Itália).
Fernando Moreira Freitas da Silva é Juiz de Direito do Estado de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UEL/PR. Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela PUC/RJ. Especialista em Direito Empresarial pela UFMT. Especialista em Gestão Pública pela UNIC/MT. Aperfeiçoamento em Direito Europeu pela Universidade de Camerino (Itália). Vice-presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM. Professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul.